Se você ainda não sabe o que é Google Meu Negócio, pode estar perdendo uma excepcional oportunidade para conseguir exposição gratuita nas páginas de respostas do Google, principalmente se você tiver um pequeno negócio local.
Criada a pouco mais de cinco anos, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita onde uma empresa pode se cadastrar e com isso conseguir uma ótima exposição nos resultados de pesquisas do buscador e também no Google Maps.
Ter uma presença online nesta ferramenta ajuda as pessoas a encontrarem sua empresa em diversas situações de pesquisa, como pelo nome da empresa, produtos e serviços que você oferece, e em buscas por localização geográfica.
1 – Como funciona o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é na verdade um gigantesco diretório de empresas criado pelo Google, que vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de marketing digital, principalmente naquelas voltadas para pequenos negócios locais.
O serviço é gratuito, o que sem sombra de dúvida já é um forte motivo para você cadastrar a sua empresa na ferramenta, e conseguir com isso anunciar de graça no Google em situações como páginas de pesquisa e no Google Maps, como dissemos anteriormente.
Em termos de ferramentas de marketing digital para pequenos negócios, esta é uma que simplesmente não pode faltar, principalmente para negócios físicos.
Ao criar uma Ficha, como é chamado o perfil de uma empresa no Google Meu Negócio, você poderá cadastrar informações como:
- Nome comercial da empresa
- Endereço do negócio
- Número de telefone
- Horário de funcionamento
- Formas de pagamento
- Outras informações sobre o negócio
Um dos segredos para conquistar relevância para uma ficha no Google Meu Negócio e com isso, ter sua empresa mais destacada nas pesquisas é preencher todas as informações disponíveis nos diversos formulários e campos oferecidos pela plataforma.
2 – As vantagens do Google Meu Negócio
Agora que você já sabe o que é Google Meu Negócio, é hora de analisarmos as suas vantagens e importância em uma estratégia de marketing digital, muitas delas que passam desapercebidas do olhar leigo dos pequenos empreendedores.
A primeira vantagem é justamente conseguir uma exposição super privilegiada logo na primeira página do Google.
Se estar em primeiro lugar nas páginas de respostas do Google já é um ótimo negócio, conseguir uma posição de destaque através da ficha no Google Meu Negócio, é o máximo em termos de exposição.
Além disso, em termos de marketing de busca, ter uma presença digital na forma de ficha de empresa, certamente ajudará você a conquistar posições de destaque para outras páginas do seu site, caso você tenha um.
Se não tiver um site, isso também não será um problema, pois a ferramenta oferece a oportunidade de criar um, bem simples, é verdade, mas melhor que nada.
Além disso, outra das grandes vantagens do Google Meu Negócio é que através dele você poderá criar um canal direto de comunicação entre a sua empresa e seus clientes que estão seguindo a sua empresa em sua ficha.
Para saber ainda mais sobre o que é Google Meu Negócio e o que o diferencia de outras ferramentas de marketing digital, sugerimos que você leia o nosso artigo Vantagens do Google Meu Negócio.
Leia o artigo completo em https://www.academiadomarketing.com.br/o-que-e-google-meu-negocio/