Você deseja tornar seu negócio mais conhecido e, assim, atrair mais clientes e aumentar suas vendas? Uma das melhores ferramentas que pode te ajudar nisso é o reels do Instagram.
O reels, ao contrário dos stories e do feed, podem aparecer para todos os usuários do Instagram. São vídeos curtos de até um minuto e meio, no formato vertical, que tem como objetivo aumentar o alcance das publicações.
O próprio algoritmo do Instagram privilegia as contas que trabalham os reels com frequência. Por isso, falamos que ele é um ótimo caminho para que mais pessoas conheçam o seu negócio.
E para que um reels funcione, ele precisa respeitar algumas regras:
- Chamar a atenção logo de cara;
- Ter uma linguagem acessível;
- Entregar um conteúdo útil.
Lembre-se que as pessoas não entram no Instagram ou em qualquer rede social em busca de anúncios de produtos. Elas buscam entretenimento, conteúdo e informação. A venda é consequência da estratégia de um conteúdo bem feito.
Separamos cinco dicas para você conseguir ter sucesso na sua estratégia de marketing digital utilizando o reels. Confira!
1. Dê um título para o seu vídeo
O reels é uma plataforma de conteúdos rápidos. Então, como você pode convencer alguém de continuar no seu vídeo? Com um título impactante nos três primeiros segundos.
Esse título precisa algo que dê ao usuário uma prévia do seu conteúdo e prenda a atenção dele. Algo que o fará continuar assistindo ao vídeo até o final.
Por exemplo: 5 maneiras de mudar a energia do seu ambiente; 6 coisas que você não sabia sobre cortes de cabelo. São títulos que entregam o seu conteúdo e despertam a curiosidade de quem está assistindo.
É bom ressaltar que se você quer chamar atenção do seu cliente e não de qualquer pessoa, os seus vídeos precisam ter a ver com o seu negócio e com o seu produto.
2. Legende seus vídeos
Você precisa saber que reels não é só dancinha. Aliás, tem muita gente que não assiste aos vídeos com som. Sabendo disso, é fundamental que você legende os vídeos para reter o usuário no seu conteúdo, mesmo que ele esteja com o celular no silencioso.
Além disso, legendar também é uma forma de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, que também usam a plataforma. Existem vários aplicativos onde você pode gerar legendas automaticamente.
Entre eles, o mais conhecido é o CapCut. Um aplicativo gratuito que você pode usar de forma ilimitada nos seus vídeos.
3. Cuidado com o tempo
Não existe uma regra para isso. É difícil que um conteúdo longo e denso faça sucesso no reels. Principalmente, se o seu perfil é pequeno e sua marca ainda não possui fãs que gostam de consumir o seu conteúdo.
A dica é ir direto ao ponto. Nos reels, você tem até um minuto e meio para passar uma informação, desenvolver um conteúdo ou vender um produto. Faça vídeos simples e dinâmicos. Entregue seu conteúdo rapidamente.
Dessa forma, a estrutura ideal de um reels é a seguinte:
- Faça uma promessa no título. Por exemplo: 5 maneiras de mudar a energia do ambiente;
- Entregue esse conteúdo rapidamente com demonstrações de técnicas para energizar o ambiente, por exemplo;
- Faça uma chamada para ação (CTA). Poderia ser: Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com um amigo e siga nosso perfil para mais dicas.
Assim, com mais engajamento no seu vídeo, o próprio Instagram fará seu vídeo ser visto por mais pessoas.
4. Monte uma boa apresentação
Você conhece aquela máxima: a primeira impressão é a que fica? No reels é a mesma coisa. Você precisa ter um cenário com objetos que representem a sua marca, elementos que compõem o todo do vídeo e uma iluminação pensada para dar destaque para o que é importante.
No reels, não precisa de muita produção. Basta um cuidado e um capricho para escolher cada elemento do seu vídeo. Resumindo:
- Escolha uma boa iluminação;
- Decore o cenário com objetos que façam sentido para o seu nicho;
- Fuja de locais com muito barulho.
Em todo tipo de conteúdo, você se comunica de duas formas: verbal e não verbal. Tão importante quanto seu conteúdo é a impressão que você passa através dele. Se você quer que as pessoas sigam o seu perfil ou comprem o seu produto, a apresentação do seu negócio também é muito importante.
Não se esqueça de ser você mesmo. Seja original e as pessoas irão se identificar mais facilmente com você.
5. Participe das tendências (Trends)
Fique atento aos conteúdos que estão viralizando. Você já deve ter percebido que, vez ou outra, um certo tipo de vídeo começa a ser copiado várias vezes. Pode ser uma música que faz sucesso e muita gente utiliza. Uma corrente que várias pessoas participam ou até uma dancinha.
Todo conteúdo que está em alta, dando muitas visualizações, chamamos de Trend ou um conteúdo tendência. As trends são importantíssimas, pois elas são conteúdos já validados que as pessoas gostam de ver. Se você adaptar o seu conteúdo em cima de uma trend, as chances do seu perfil bombar também são grandes.
Portanto, se elas fizerem sentido para o seu negócio e sua estratégia de comunicação, não deixe de participar das tendências do Instagram. Elas são grandes aliadas do seu negócio e das suas vendas.
Mas, cuidado com o time. A janela de oportunidade dessa tendência, o tempo de vida delas é curto na maioria das vezes. Fazer algo depois que todo mundo já fez pode pegar mal para sua marca.
Utilize essas dicas e faça um bom planejamento da sua estratégia de marketing digital pelo reels. Você verá como seu alcance pode aumentar e mais clientes poderão conhecer os seus produtos.
Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae PR: 5 Dicas para bombar seus reels. Aumente suas vendas com o Instagram.